História do Festival

Edição 2013
 

 A terceira  edição aconteceu de 01 a 17 de dezembro de 2013  , em Taperoá, o III Festival Internacional de Folclore do Cariri,  reuniu grupos do Brasil, Venezuela, Chile, Bolivia do Rio Grande do Sul e de Pernambuco  . De Taperoá, os grupos seguiram  em caravana para mais sete cidades, encerrando as apresentações no dia 17. O evento foi  uma realização do Cioff Brasil, Universidade Leiga do Trabalho e Pontão Cariri Território Cultural, em parceria com o Governo do Estado, Sebrae, Universidade Federal da Paraíba, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano e prefeituras municipais.

Cidades 

Taperoá, Livramento,Salgadinho, Soledade, Boa Vista ,Areia.

CORDENAÇÃO GERAL:
Alice Monteiro Lima

COORDENADORES 
Áurea Jane Gonçalves 
Claudete Vieira Andrade
Cleber Gileno Pereira de Lima
Fabiana de Oliveira Maracajá
Edávina Maria Nunes  
Iranildo Morais  




Edição 2011




 A segunda edição aconteceu de 20 a 30 de novembro de 2011 , em Taperoá, o II Festival Internacional de Folclore do Cariri,  reuniu grupos do Brasil, África do Sul, Paraguai e Israel. De Taperoá, os grupos seguiram  em caravana para mais sete cidades, encerrando as apresentações no dia 30 no município de Marcação. O evento foi  uma realização do Cioff Brasil, Universidade Leiga do Trabalho e Pontão Cariri Território Cultural, em parceria com o Governo do Estado, Sebrae, Universidade Federal da Paraíba, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano e prefeituras municipais.

Além dos grupos internacionais, participaram  do evento o Grupo de Cultura Os Cariris (de Taperoá), a Companhia Folclórica Raízes (de Campina Grande),. Também houve  apresentação da Filarmônica João Ferreira de Sousa e da Banda Marcial Maestro José Fernandes.  

Em Taperoá, aconteceu o I Folclore na Escola, além das apresentações em praça pública (que acontecerão nos dias 20 e 21), os componentes dos grupos visitaram  as escolas públicas e particulares do município para realizar brincadeiras com as crianças, nos dias 21 (às 9h) e 22 (às 14h). Também haverá oficina de dança folclórica para o público às 16h30 do dia 22, na Praça João Suassuna. 

Cidades 

Assunção (dia 23); Camalaú (25); Monteiro (26); Soledade (27); Boa Vista (28) e Marcação (29 e 30). Em todos os municípios, além dos grupos convidados, haverá apresentação de grupos locais. A Companhia Raízes é a única que não segue na caravana.  Nos municípios de Monteiro, Boa Vista e Marcação.

CORDENAÇÃO GERAL:
Alice Monteiro Lima

COORDENADORES LOCAIS:
Taperoá – Tibério Vilar 
Monteiro - Edcarlos Farias
Serra Branca – Maria Doralice
Boqueirão e Queimadas – Erasmo Rafael



Edição 2010



O I Festival Internacional de Folclore do Cariri – CIOFF , foi  realização do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural - Universidade Leiga do Trabalho, em parceria com o Fórum de Cultura e Turismo do Cariri PB, SEBRAE, AMPPARE , CEFAR , Prefeituras de Taperoá, Monteiro, Serra Branca, Boqueirão, Queimadas , Governo do Estado da Paraíba e promoção do Festival Internacional de Folclore de Caruaru-PE  promovido pelo Centro de Cultura Popular Luiza Maciel e o CIOFF - Comitê Internacional de Organização de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais Criado em 1970, os membros CIOFF (Seções Nacionais) estão presentes em mais de 75 países em todos os continentes.
o Festival  reuniu  Grupos Folclóricos e de Projeção Folclórica, Artesãos e Mestres da Cultura, durante 05 dias de forma itinerante nas cidades de Taperoá, Monteiro, Serra Branca, Queimadas e Boqueirão com a participação dos Países do Canadá, Itália Venezuela e do Brasil com os grupos do estado da Paraíba . 

. O festival aconteceu  no período de 29 de agosto à 02 de setembro de 2010.com  Exposição Internacional de Artesanato e o desfile das delegações pelas ruas das cidades as 19 h iniciam-se as apresentações dos grupos.

Grupos participantes

Canadá Lechowia Polisch Canadian Folk Dance Company
ItaliaSbandieratori del Leone Rampante di Cori
Venezuela Fundación Danzas Carupano
Brasil - ParaíbaCoco de Roda Mestre Quitéria – Monteiro
Coco de Roda Mestre Zé Zuca - Queimadas 
CIA Folclórica Originis e CIA Raízes – Campina Grande
Grupo Pisada do Sertão – Poço de José de Moura
Reisado de Zabelê – Zabelê
Banda de Pífano Zabé da Loca – Monteiro 
Grupo de Cultura Os Cariris e Bumba Meu Boi – Taperoá
 Cidades 

Taperoá 29 e 30 de agosto,
Monteiro 31 de agosto, 
Serra Branca, 01 de setembro 
Boqueirão e Queimadas 02 de setembro

CORDENAÇÃO GERAL:Alice Monteiro Lima
COORDENADORES LOCAIS:Taperoá – Tibério Vilar 
Monteiro - Edcarlos Farias
Serra Branca – Maria Doralice
Boqueirão e Queimadas – Erasmo Rafael